Mais sobre Kombucha: 'o chá da vitalidade'!

 

Elixir da vida ou chá da vitalidade, como também é conhecida a Kombucha, tem sua origem há mais de 2000 anos no norte da China (dinastia Qin, 220 AC) e rapidamente se popularizou na Rússia, posteriormente se na Índia e no Japão e em alguns outros países do oriente. Nas décadas de 60 e 70 a bebida foi difundida praticamente em todo o mundo através do movimento hippie. Já nos anos 90, com o início da popularização da internet, a bebida ganhou mais força com a adesão de uma infinidade de novos adeptos; mas somente após a virada do milênio com uma grande demanda de mercado surgiram as primeiras grandes marcas comerciais de Kombucha; e, em 2015, com o fortalecimento da produção comercial houve um grande ‘bum’, marcando definitivamente a posição da Kombucha junto ao mercado consumidor com vendas totais de US$600 milhões naquele ano.

 

A Kombucha é produzida a partir da fermentação do chá da Camellia sinensis por uma cultura simbiótica de bactérias do bem e leveduras (popularmente chamada de Scoby). Refrescante, gaseificada naturalmente, energizante e probiótica, a Kombucha é cheia de enzimas, vitaminas do Complexo B (B1, B2, B3, B6 e B12) e C, vários ácidos hidróxidos e aminoácidos, ácidos (acético, carbônico, fólico, glucônico, glucurônico, L+ láctico e Usnic) e substâncias antibióticas que agem diretamente no sistema digestivo fortalecendo o sistema imunológico, combatendo infecções e diversas doenças. Além de proporcionar bem estar e leveza pro dia a dia, muita disposição, boa saúde física e mental.

.
Principais Benefícios
 

Resumidamente podemos dizer que o Kombucha proporciona a melhora da saúde física e mental. Após diversos estudos realizado ao longo de décadas o Journal of Medicinal Food publicou uma matéria cujo título é “O Kombuchá é eficiente na prevenção de doenças e recuperação da saúde devido a quatro propriedades principais: desintoxicação, anti-oxidação, potências energizantes e aumento da imunidade”. Já o Green Med aponta cada uma das suas milagrosas características saudáveis.

1. Atua na desintoxicação do organismo

2. É antioxidante, auxiliando o organismo a combater as doenças crônicas e atua como rejuvenescedor. Com ação 100 vezes maior que a vitamina C e 25 vezes maior que a vitamina E.

3. Muita energia! Aumenta os níveis de hemoglobina no sangue, melhorando o fluxo de oxigenação dos tecidos e a absorção de ferro.

4. Aumento da imunidade: seu poder antioxidante protege contra danos celulares, combatendo doenças inflamatórias e tumores.

5. Previne e combate doenças gástricas, age protegendo a membrana das mucosas do estômago e intestinos. Também tem se mostrado eficaz na cicatrização de úlceras.

6. Emagrecer! Acelerado o metabolismo e o perfeito funcionamento intestinal.

7. Controla o diabetes reduz os níveis de açúcar no sangue.

8. Atua eliminando substâncias tóxicas nos rins.

9. Fortalece a parede celular das artérias, veias e vasos sanguíneos.

10. Aterosclerose: reduz de 45% a 52% o nível de colesterol em apenas 10 dias.

11. Combate anemia com a absorção de ferro no organismo.

12. Funções hepáticas, desintoxica fígado.

13. Reforça o sistema nervoso, prevenindo dores de cabeça, nervosismo, epilepsia, ansiedade e depressão.

14. Combate a asma.

14. Problemas nas juntas, estimula a produção de colágeno, cartilagem e o fluido que lubrifica as articulações.

15. Previne o aparecimento e combate a proliferação do câncer nas fases iniciais.

 

Institucional

 

Sempre buscando produtos de melhor qualidade para consumo pessoal e familiar, no final de 2018 me deparei com a Kombucha. Fiz uma ‘imersão’ sobre a bebida e fiquei impressionado com os diversos benefícios que a mesma proporciona a saúde. Assim que a encontrei, comprei e me apaixonei logo no primeiro gole: tipo um espumante levemente adocicado e azedinho, que lembra o sabor de uma cidra. Experimentei Kombuchas de diversos sabores e produtores e pude constatar que a maioria deles disponibilizavam praticamente os mesmos sabores ou similares. Imediatamente tive o feeling de que a Kombucha é uma bebida muito promissora e que seria uma boa oportunidade de empreender. Daí resolvi fazer minha própria Kombucha, apostando numa pegada mais intensa e vibrante, sabores mais marcantes e diversificados, cores mais vivas e presentes, mais condizentes com um país tropical como é o Brasil.

 

Depois de participar de diversos grupos de doações de Scoby (cultura simbiótica de bactérias e leveduras, que fermenta o chá da Camellia sinensis o transformando em Kombucha) e até tentar encontrar alguém que me vendesse uma colônia, minha ‘mãe’ me foi doada como manda a tradição: em julho de 2019, retornando de uma atividade na Universidade de Viçosa (MG), minha enteada Millena sacou de dentro de uma  mochila um vidro com uma colônia muito bem preservada. Botou em cima da mesa da cozinha e me disse “precisou eu ir lá em Viçosa pra conseguir essa Kombucha aí que tu estava querendo né?”

Daí em diante foram seis meses de mais busca de informação e muita experimentação com diversos sabores e formulações. Passei a produzir para consumo pessoal e familiar, depois passei a apresentar a bebida para alguns amigos.

 

Em minhas pesquisas, encontrei o caso de Barry J. Nalebuff da empresa Kombrewcha, que desenvolveu uma versão Kombucha ‘Cerveja’, que tirou sua empresa de um mercado de US$500 milhões para atuar no bilionário mercado cervejeiro. Também tive a oportunidade de conhecer a pesquisadora Pamela dos Santos Caitano, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que também desenvolveu uma receita da Kombucha ‘Cerveja’. Daí pensei: porque não ter uma linha alcoólica, com cervejas e outras!

 

Aprimorei a produção e em janeiro de 2020 formalizamos o negócio e lançamos um site que além de divulgar o produto, também compartilha um pouco do que aprendi sobre Kombucha. Marcando assim o início das atividades comerciais com uma modesta distribuição para alguns pontos na cidade do Rio. Assim surgiu a Vitálitea, 'o elixir da vida'!

’.

 

 

Nossa História

 

Missão, Visão e Valores

.Missão:

Refrescar a vida com mais sabor, boa saúde física e mental.

Matar a sede e proporcionar bem estar, deixando as pessoas de bem com a vida.

Visão:

Ser reconhecida até 2026 por nosso comprometimento com o ser humano, oferecendo produtos funcionais e com alto teor nutritivo..

Valores:

Paixão e excelência pelo que se faz, comprometimento, inovação, compartilhar idéias e valores, responsabilidade e respeito com o meio ambiente e com as pessoas.

 

KOMBUCHA NA MÍDIA

Kombuchá: saiba tudo sobre a bebida milenar que emagrece
Revista Casa Vogue/Editora Globo

Kombuchá é gostoso, mas a moda que pegou lá fora há algum tempo conquistou a turma no Brasil por um único motivo: a bebida emagrece. Mas este chá fermentado que tem origem na China da Dinastia Qin (220 AC) e rapidamente ficou popular na Rússia, a Índia e Japão contribui muito mais para o bom funcionamento do organismo do que você pensa. Aliás, todo chá é benéfico para a saúde, mas o Kombuchá é mais potente por causa da colônia de organismos probióticos....

Leia a matéria na íntegra clicando abaixo:

https://casavogue.globo.com/LazerCultura/noticia/2018/06/dossie-kombucha-saiba-tudo-sobre-bebida-milenar-que-emagrece.html

Kombucha: o chá milenar que promete emagrecer e dar energia
Revista Veja/Editora Abril

Já ouviu falar do chá de Kombucha ou “Kombutchá”, como se pronuncia? Com propriedades para melhorar o sistema imunológico, regularizar as funções do intestino, aumentar a energia e até mesmo emagrecer, essa bebida chinesa milenar está ganhando adeptos no Brasil. Basta clicar o nome na internet. Inúmeras páginas...

Leia a matéria na íntegra clicando abaixo:

https://veja.abril.com.br/saude/kombucha-o-cha-milenar-que-promete-emagrecer-e-dar-energia/

Kombucha: como os chás se transformam na bebida do momento?
Revista Exame/Editora Abril

O relatório “Global Tea: Consumer Trends Converge Around Brewed Beverages” disponibilizado pela Euromonitor International em 2016 trouxe uma notícia surpreendente: o chá é a bebida mais consumida no mundo....

Leia a matéria na íntegra clicando abaixo:

Kombucha: o que é, como fazer e quais são seus benefícios?
Revista Vogue/Editora Globo

Passeando pelos corredores do seu mercadinho orgânico natureba favorito, você já deve ter se deparado com garrafinhas rotuladas "kombucha". Cada vez mais frequente nas geladeiras, o refresco é criado a partir da fermentação do chá e possui uma grande quantidade de vitaminas e nutrientes, além de ser feito a partir de ingredientes naturais...

Leia a matéria na íntegra clicando abaixo:

Kombucha: oito motivos pra beber todos os dias

A Gazeta

Kombucha. Já ouviu falar? Essa bebida efervescente vem conquistando a turma natureba por seus muitos benefícios para a saúde. Ela ajuda a desintoxicar o organismo, gera saciedade e energia extra para o dia a dia e ainda alivia sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), só para citar algumas promessas...

Leia a matéria na íntegra clicando abaixo:

Produção de Kombucha, chá gaseificado, se multiplica no Brasil

Revista Valor/ Editora Globo

No momento em questão os consumidores brasileiros buscam aumentar o consumo de alimentos e bebidas naturais, avançar rapidamente no país a produção de kombucha (pronuncia-se combuchá). A bebida foi descoberta na Chana há mais de 2 mil anos, e é composta por chá preto ou chá verde fermentado com açucar e suco de frutas...

Leia a matéria na íntegra clicando abaixo:

 

Carta aos Milleniuns

 

Vivemos um momento de renovação, de transformação e de diversidade, em que antigos paradigmas são quebrados a cada dia e novos pensamentos se formam à medida que o indivíduo tem uma melhor compreensão da própria existência e o reflexo de suas ações no coletivo.

Um turbilhão de conflitos culturais, comportamentais e de atitudes, no qual as novas gerações já não aceitam mais dar continuidade a este sistema que compromete a sustentabilidade do planeta e consequentemente da vida.

Nossa existência gira em função desse sistema? Ou deveria justamente o sistema girar em função de nossa existência? Até quando o homem, em sua busca incessante pelo que não tem, está disposto a sacrificar o que tem?

Uma forma de vida sustentável e consciente é prática necessária em um mundo finito, em que cada um de nós tem sua parcela de responsabilidade e precisa adquirir práticas condizentes com este planeta que chamamos de lar.

© 2020 PBA PRÓ ALIMENTOS LTDA, todos os direitos reservados.
CNPJ: 12.345.678/0000-01 - Rua Major Dinarte Silveira, 117 - Mangaratiba - RJ - 23860-000
Atendimento ao cliente:  sac@vitalitea.com.br ou 0800 932 0000