Mais sobre Kombucha: 'o elixir da vida'!

 

Elixir da vida ou chá da vitalidade, como também é conhecida a Kombucha, tem sua origem no norte da China ou Rússia há mais de 2200 anos, posteriormente se difundiu no Japão e em alguns países do oriente; nas décadas de 60 e 70 a bebida foi difundida praticamente em todo o mundo através do movimento hippie; nos anos 90, com o início da popularização da internet, a bebida ganhou mais força com a adesão de uma infinidade de novos adeptos; após a virada do milênio após o mercado gerar demanda surgiram as primeiras grandes marcas comerciais de Kombucha; e, em 2015 com o fortalecimento da produção comercial houve um grande ‘bum’, marcando definitivamente a posição da Kombucha no mercado com venda de US$600 milhões naquele ano.

 

A Kombucha é produzida a partir da fermentação do chá da Camellia sinensis por uma cultura simbiótica de bactérias do bem e leveduras (popularmente chamada de Scoby). Refrescante, gaseificada naturalmente, energizante e probiótica, a Kombucha é cheia de enzimas, vitaminas do Complexo B (B1, B2, B3, B6 e B12) e C, vários ácidos hidróxidos e aminoácidos, ácidos (acético, carbônico, fólico, glucônico, glucurônico, L+ láctico e Usnic) e substâncias antibióticas que agem diretamente no sistema digestivo fortalecendo o sistema imunológico, combatendo infecções e diversas doenças. Além de proporcionar bem estar e leveza pro dia a dia, muita disposição, boa saúde física e mental.

.


Principais Benefícios
Muito se pode dizer sobre os benefícios da Kombucha, vamos fazer um breve resumo aqui: maior vitalidade e disposição física e mental; a prevenção de doenças degenerativas; o retardo do processo de degeneração celular e, consequentemente, do envelhecimento; o aceleramento das funções metabólicas do organismo; a desintoxicação a nível celular; o fortalecimento das articulações; o reforço do sistema imunológico dentre muitos e muitos outros benefícios. 

 

Institucional

 

 

Sempre buscando produtos de melhor qualidade para consumo pessoal e familiar, no final de 2018 me deparei com a Kombucha. Fiz uma ‘imersão’ sobre a bebida e fiquei impressionado com os diversos benefícios que a mesma proporciona a saúde. Assim que a encontrei, comprei e me apaixonei logo no primeiro gole: tipo um espumante levemente adocicado e azedinho, que lembra o sabor de uma cidra. Experimentei Kombuchas de diversos sabores e produtores e pude constatar que a maioria deles disponibilizavam praticamente os mesmos sabores ou similares. Imediatamente tive o feeling de que a Kombucha é uma bebida muito promissora e que seria uma boa oportunidade de empreender. Daí resolvi fazer minha própria Kombucha, apostando numa pegada mais intensa e vibrante, sabores mais marcantes e diversificados, cores mais vivas e presentes, mais condizentes com um país tropical como é o Brasil.

 

Depois de participar de diversos grupos de doações de Scoby (cultura simbiótica de bactérias e leveduras, que fermenta o chá da Camellia sinensis o transformando em Kombucha) e até tentar encontrar alguém que me vendesse uma colônia, minha ‘mãe’ me foi doada como manda a tradição: em julho de 2019, retornando de uma atividade na Universidade de Viçosa (MG), minha enteada Millena sacou de dentro de uma  mochila um vidro com uma colônia muito bem preservada. Botou em cima da mesa da cozinha e me disse “precisou eu ir lá em Viçosa pra conseguir essa Kombucha aí que tu estava querendo né?”

Daí em diante foram seis meses de mais busca de informação e muita experimentação com diversos sabores e formulações. Passei a produzir para consumo pessoal e familiar, depois passei a apresentar a bebida para alguns amigos.

 

Em minhas pesquisas, encontrei o caso de Barry J. Nalebuff da empresa Kombrewcha, que desenvolveu uma versão Kombucha ‘Cerveja’, que tirou sua empresa de um mercado de US$500 milhões para atuar no bilionário mercado cervejeiro. Também tive a oportunidade de conhecer a pesquisadora Pamela dos Santos Caitano, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que também desenvolveu uma receita da Kombucha ‘Cerveja’. Daí pensei: porque não ter uma linha alcoólica, com cervejas e outras!

 

Aprimorei a produção e em janeiro de 2020 formalizamos o negócio e lançamos um site que além de divulgar o produto, também compartilha um pouco do que aprendi sobre Kombucha. Marcando assim o início das atividades comerciais com uma modesta distribuição para alguns pontos na cidade do Rio. Assim surgiu a Vitálitea, 'o elixir da vida'!

’.

 

Nossa História

 

Missão, Visão e Valores

.Missão:

Matar a sede e proporcionar bem estar, deixando as pessoas de bem com a vida.

Visão:

Ser reconhecida até 2026 por nosso comprometimento com o ser humano, oferecendo produtos funcionais e com alto teor nutritivo..

Valores:

Paixão e excelência pelo que se faz, comprometimento, inovação, compartilhar idéias e valores, responsabilidade e respeito com o meio ambiente e com as pessoas.

Carta aos Milleniuns

 

Vivemos um momento de renovação, de transformação e de diversidade, em que antigos paradigmas são quebrados a cada dia e novos pensamentos se formam à medida que o indivíduo tem uma melhor compreensão da própria existência e o reflexo de suas ações no coletivo.

Um turbilhão de conflitos culturais, comportamentais e de atitudes, no qual as novas gerações já não aceitam mais dar continuidade a este sistema que compromete a sustentabilidade do planeta e consequentemente da vida.

Nossa existência gira em função desse sistema? Ou deveria justamente o sistema girar em função de nossa existência? Até quando o homem, em sua busca incessante pelo que não tem, está disposto a sacrificar o que tem?

Uma forma de vida sustentável e consciente é prática necessária em um mundo finito, em que cada um de nós tem sua parcela de responsabilidade e precisa adquirir práticas condizentes com este planeta que chamamos de lar.

© 2020 PBA PRÓ ALIMENTOS LTDA, todos os direitos reservados.
CNPJ: 12.345.678/0000-01 - Rua Major Dinarte Silveira, 117 - Mangaratiba - RJ - 23860-000
Atendimento ao cliente:  sac@vitalitea.com.br ou 0800 932 0000